Menu
 Entrada
 Jogos
 Passatempos
 Para Colorir
 Para Recortar
 Você sabia?
 Cartões
 Brindes
 Mensagens
 Especiais
 Histórias
 Novidades!
 Hoje é Dia
 Professores
 Produtos



Para jogar você vai precisar do Shockwave Plug in. Se você ainda não tem o shockwave
clique aqui!


A dica do mês é da Professora Hebe Gomes Dorado, ela é professora e trabalha em Praia Grande - SP

PLANO DE AULA COM ATIVIDADES DO SMARTKIDS

Profª Hebe Gomes Dorado
Turma: 1ª ou 2ª Séries do E. F.
Área: Ciências

Clientela: alunos de 1ª ou 2ª séries do Ensino Fundamental.
Tema: O Corpo Humano.
Justificativa: Conhecer, nomear, ler, favorecendo relações entre a escrita, as partes do corpo e leitura.
Horas aula: duas horas.
Objetivo: Fazer com que o aluno perceba e nomeie de modo lúdico as partes do corpo. A escrita através de sílabas recortadas e coladas permite associar a escrita com a leitura. Facilitar a decodificação.
Conteúdo programático: Observar o lado de fora do nosso corpo; Conhecendo o próprio corpo.


Procedimento ou estratégia de ensino:

1. Inicialmente mostra-se um cartaz onde aparece o corpo humano, suas partes e até o esqueleto. Mantém-se diálogo com as crianças permitindo que as mesmas façam suas perguntas e vc as responde;

2. A seguir entrega-se a figura 1 ( a menina com as partes do corpo nomeadas). Eles deverão colar, ( aberto no caderno );

3. Figura dois: quebra-cabeça do corpo humano. Eles pintam, recortam, montam e cola inteiro no caderno;

4. Cada aluno recebe a figura/folha três. Deverão escolher dois lápis com cores diferentes. Pintam os pedacinhos que formarão as palavras;

5. Na lousa faz-se o mesmo quadradinho com gizes coloridos (é fácil e funcional);

6. Recortam, colam, sempre com a ajuda do profissional, sistematizando escrita e leitura junto com eles;

7.No dia seguinte faça ditado das palavras (ditado relâmpago (eles amam), ditado treze pontos (é um desafio pessoal e eles gostam muito);

8 . Caça-palavras.


Avaliação: espera-se que estabeleça relações entre o que lhe foi proposto e a regularidade ortográfica.

Bibliografia: Atividades do Smartkids e Ciências - Carlos Barros - Livro 1 - Coleção Quero Aprender - 1997 - p.57.

Observação: Sempre há alunos que terminam antes a atividade e esses também podem e devem ajudar os que estão com maiores dificuldades.

Figura 1




Figura 2








Figura 3





Ditado Relâmpago




Exemplos

01 02

03

Outras atividades

04 05


Ver Mais dicas >>
SmartKids